Sejam Bem-vindos!!! http://grooveshark.com/#/playlist/Dimiclei+Silva+s+Playlist+1/64147308


Quantas vezes você já se sentiu pequeno diante de uma situação?

19/10/2011

“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Ex 3:11)

Quantas vezes você já se sentiu incapaz de fazer algo que lhe foi designado? Quantas vezes você já se sentiu pequeno diante de uma situação que considerou impossível de resolver? Por quantas vezes você fugiu de um problema pois teve medo dele?

A Bíblia conta a história de um homem chamado Moisés que foi criado como um príncipe no palácio de Faraó, rei do Egito. Certo dia, ao ver uma injustiça sendo cometida contra um irmão hebreu (pois tinha consciência de sua origem), mata um soldado egípicio e, com medo das consequências, foge para as terras de Midiã, para não ser condenado e morto. Certo dia, Moisés apascentava as ovelhas de seu sogro e o Senhor fala com ele do meio de uma sarça, a qual ardia mas não se consumia. Ali dá ordem à Moisés para que volte ao Egito e vá até Faraó para livrar o seu povo da escravidão.

Assim como Moisés, cometemos erros, e nossa primeira reação é fugir. Mas Deus tinha uma missão para ele. Se você estivesse no lugar de Moisés como se sentiria se o Senhor mandasse você voltar a um lugar onde querem te matar? O que você faria? Como se sentiria? Você relutaria se sentindo incapaz e fugiria ou confiaria no Senhor e iria em frente, como fez Moisés?

Moisés confiou no Senhor e obteve a vitória, livrou o povo de Israel do cativeiro egípcio. Esse é o nosso Deus! Ele sempre nos capacita para enfrentar as situações adversas, pois sabe da nossa fragilidade humana. O Senhor está no controle de todas as coisas! O nosso Deus está conosco em TODOS os momentos! Confie no Senhor mesmo que você não se sinta capaz, pois ele te capacitará e te dará a vitória!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Êxodo 14:15 “Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”


1 –Considerações

O povo de Israel estava de saída da terra do Egito, de um cativeiro que já durava 400 anos. O destino final do povo de Israel era a terra de Canaã, “a terra prometida”, onde existiam as raízes dos seus antepassados cuja cultura ainda era mencionada como a terra dos seus pais e patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.

A saída do povo de Israel do cativeiro do Egito em si foi um grande milagre, ou melhor, uma operação de maravilhas.

Faraó escravizava o povo, como era o costume da época, e todo serviço pesado era feito pelo s povos dominados ou escravizados, muitas vezes a custa do sofrimento moral e físico a que eram submetidos num trabalho exaustivo debaixo do chicote que estava sob o controle dos exatores de Faraó.



2 – O preparo para a saída

A vontade de Deus devia prevalecer a partir de suas ordens. “Vi a aflição do meu povo e ouvi as suas súplicas” Êxodo 3:7

A ordem de Deus a Faraó: “Deixa o meu povo ir” Êxodo 5:1


O preparo de um homem para ouvir a sua voz e obedecer. No caso, Deus chama Moisés, fala com ele e lhe instrui para lidar com Faraó e depois com o povo.

O preparo do povo para a saída, conscientizando-o cada dia do seu poder, das maravilhas que multiplicava na terra do Egito através das pragas e dando tempo para que o povo se preparasse para o momento da partida.

O preparo do Egito e dos egípcios para o momento da saída. Faraó endurecia o coração, mas já estava consciente de que não podia impedir a saída, embora pudesse protelar (no tempo), ainda que fosse o plano de Deus para conscientizar e preparar o povo.

0 comentários:

Postar um comentário